Entre a Cultura Histórica e a Cultura Historiográfica: implicações, problemas e desafios para a historiografia
Palavras-chave:
Teoria da historiografia, Cultura histórica, História cultural.Resumo
Os processos de globalização, o multiculturalismo, as tensões em torno dos fenômenos sociais locais e globais e as críticas a noção de progresso e verdade científica absoluta, colocaram os debates que giram em torno da cultura no centro da historiografia contemporânea. Diante desse quadro, procuramos no artigo que ora apresentamos discutir alguns dos aspectos que se relacionam à categoria de cultura histórica. Tal reflexão foi exposta em quatro partes. Inicialmente, destacamos os processos históricos que determinaram a emergência da categoria em questão. Em seguida, nos esforçamos para, em linhas gerais, precisar o sentido e diferenciar as categorias cultura histórica e mentalidade histórica. Por fim, observamos algumas das possibilidades de aplicação dessa categoria no âmbito da história da historiografia. Todos esses aspectos discutidos objetivam, uma melhor compreensão da virada historiográfica a que foi submetido o conhecimento histórico durante a segunda metade do século XX. Tais alterações colocaram, de fato, a escrita da história diante de verdadeiros desafios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-03-2010
Como Citar
ALVES, F. G. Entre a Cultura Histórica e a Cultura Historiográfica: implicações, problemas e desafios para a historiografia. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 5, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/11048. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.