A abdicação do Papa Bento XVI e a posse do primeiro Papa latino-americano

Autores

  • Mariana Aparecida de Oliveira Santana Universidade de Passo Fundo (UPF)

Palavras-chave:

escândalos envolvendo a Igreja Católica, as abdicações papais, Violette Morin.

Resumo

No ano de 2013, o mundo presenciava dois momentos singulares na história da Igreja Católica: a renúncia de Bento XVI ao cargo de maior importância dentro da Igreja; e, a posse do primeiro papa latino-americano nascido em terras argentinas. Diante disso, buscarei no presente trabalho analisar de que forma a imprensa brasileira anunciou tais acontecimentos, a partir da metodologia proposta por Violette Morin para abordar os meios de comunicação. Desse modo, pretende-se quantificar por meio de unidades de informação, em quais conteúdos a imprensa insistiu, utilizando como objeto de estudo o conteúdo de matérias publicadas em três jornais que eram considerados os canais mais importantes de comunicação da época, os jornais: Correio Braziliense, O Fluminense e Jornal do Commercio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida de Oliveira Santana, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade de Passo Fundo (UPF), na condição de aluna bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Downloads

Publicado

16-05-2022

Como Citar

SANTANA, Mariana Aparecida de Oliveira. A abdicação do Papa Bento XVI e a posse do primeiro Papa latino-americano. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 252–267, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108407. Acesso em: 29 ago. 2025.