Entre deuses e sarjetas: chegar em Porto Alegre no alvorecer do Século XX (1890-1920)

Autores

  • Felipe Parisoto Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Palavras-chave:

Porto Alegre, Urbanização, Memória,

Resumo

O presente estudo se trata de um olhar aos diversos elementos da composição urbana de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, na transição do século XIX para o XX. Utilizando-se dos relatos de viajantes, migrantes ou não,de múltiplos campos de atuação e nacionalidades, busca-se analisar a legislação e projetos políticos do período,observar as concepções de modernidade e progresso refletidos nos projetos arquitetônicos e urbanísticos implementados e idealizados,perceber os intuitos da produção artística,compreender o crescimento da cidade em diálogo com anseios políticos, econômicos e sociais, assim como o legado de contrastes decorrentes desta transformação da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Parisoto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Professor de História do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Possui licenciatura em História, é especialista em Ensino da História e mestre em História. Cursa doutorado em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com pesquisa na área de Biografia, Imigração e História do Esporte (Judô).

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

PARISOTO, F. Entre deuses e sarjetas: chegar em Porto Alegre no alvorecer do Século XX (1890-1920). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 145–166, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108328. Acesso em: 30 abr. 2025.