“San Tiago Dantas em missão”: A viagem do ministro da Fazenda aos Estados Unidos em março de 1963 sob os olhares da imprensa brasileira

Autores

  • Marcelo Marcon Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Economia, Imprensa, San Tiago Dantas

Resumo

Este artigo objetiva pesquisar a forma como os jornais Diário de Notícias e Última Hora cobriram a viagem do então ministro da Fazenda brasileiro Francisco San Tiago Dantas aos Estados Unidos da América em março de 1963. Para tanto, será utilizado a metodologia de análise de conteúdo, baseado no trabalho de Violette Morin, que definiu “unidades de informação” para quantificar uma pesquisa, criando uma metodologia de análise que pode ser utilizada em diversos trabalhos. As unidades de informação foram definidas de acordo com o contexto do Brasil da época, os objetivos da viagem e a relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos durante a “radicalização” do governo João Goulart.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em História pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e Graduado em História também pela UPF. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Áreas de interesse: História Política; Relações Internacionais; História do Brasil; Leonel Brizola; Trabalhismo.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

MARCON, M. “San Tiago Dantas em missão”: A viagem do ministro da Fazenda aos Estados Unidos em março de 1963 sob os olhares da imprensa brasileira. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 222–236, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/107476. Acesso em: 19 abr. 2024.