Irmandades, boa morte e o homem barroco em duas freguesias de Vila Rica de Ouro Preto no século XVIII
Palavras-chave:
Irmandades, homem barroco, paróquias de Vila Rica de Ouro PretoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias desenvolvidas pelos mineiros para alcançar a salvação da alma, no contexto da Reforma Católica tridentina e das manifestações do mundo Barroco. A metodologia utilizada consiste na análise da documentação paroquial que permite estudos em diversas linhas de abordagem, como as práticas e as representações do sagrado. Para uma melhor compreensão da sociedade e das estratégias de salvação da alma e da boa morte, foram analisados livros de irmandades e de óbitos das paróquias de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo e de Santo Antônio da Casa Branca, pertencentes ao Termo de Vila Rica de Ouro Preto (MG) no século XVIII.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-02-2022
Como Citar
VENTURA FILHO, V.; PIRES, M. do C.; BOHRER, A. F. Irmandades, boa morte e o homem barroco em duas freguesias de Vila Rica de Ouro Preto no século XVIII. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 133–147, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/106617. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.