Grupo “História de Guaíba”: uma iniciativa de História Pública Digital no Facebook

Autores

  • Karen Pereira da Silva UFRGS

Palavras-chave:

Guaíba, história pública digital, facebook.

Resumo

O grupo “História de Guaíba” foi criado no Facebook, no dia 29 de julho de 2015, por iniciativa do bacharel em Direito Márcio Crestani, com o objetivo de preencher uma lacuna no que diz respeito à divulgação e à disponibilização de informações históricas do município de Guaíba (RS), além de procurar estimular o debate, entre seus cidadãos, sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Prestes a completar 5 anos de existência, o grupo conta com 26 mil participantes, 13 mil postagens compartilhadas e 380 mil curtidas, segundo dados fornecidos pelo próprio Facebook. Neste artigo, conheceremos um pouco mais de uma iniciativa de história pública digital e sua importância para a construção da memória e da identidade de uma cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Pereira da Silva, UFRGS

Graduada em História pela UFRGS, com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. 

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, K. Grupo “História de Guaíba”: uma iniciativa de História Pública Digital no Facebook. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 48–68, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104229. Acesso em: 29 mar. 2024.