Representações e relações étnico-raciais nos registros escolares da educação básica

Autores

Palavras-chave:

Memória, Racismo, História Oral, Ensino de História

Resumo

O artigo tem como pano de fundo o processo de implementação de políticas públicas pelo Estado, mas resultante das lutas implementadas pela população negra no campo educacional a exemplo da Lei n.º 10.639/03, alterada pela Lei n.º 11.645/08 que guia o olhar, a observação e análise de duas escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade de Itapagipe/MG. Entre as fontes pesquisadas destacam-se as fichas de matrículas, através das quais foi possível identificar não somente o número de alunos pretos, brancos e pardos atendidos nas escolas pesquisadas, mas o funcionamento da dinâmica institucional que interfere diretamente nos registros. Nesse contexto, pensamos o papel desempenhado pelos funcionários escolares, como se apropriam das informações relativas à categoria cor/raça dos alunos. Analisaram-se documentos escolares, os resultados advindos da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com diferentes profissionais das escolas. A discussão está fundamentada em estudos de autores como Kabengele Munanga, Lilia Moritz Schwarcz, Thomas Skidmore, Frantz Fanon, Neuza Santos Souza, Anderson Ribeiro Oliva e Stuart Hall.

 

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Biografia do Autor

Maria Rita de Jesus Barbosa, SEE/MG e SME/ITAPAGIPE

Atualmente é professora nomeada da Rede Estadual/MG, e concursada na Rede Municipal de Itapagipe/MG. MESTRE em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Uberlândia UFU (2017), doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica PUC/SP (2020-2023). Temas de interesses e concentração de pesquisas: Memória, história oral, relações étnico-raciais, ensino de história.

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Publicado

16-05-2022

Como Citar

BARBOSA, Maria Rita de Jesus. Representações e relações étnico-raciais nos registros escolares da educação básica. Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 72–90, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/104190. Acesso em: 28 ago. 2025.