A Função do Retábulo no seu Espaço: Uma análise do Retábulo da Vida da Virgem Maria e de São Francisco de Nicolás Francês

Autores

  • Daniel Henrique Alves de Castro Universidade Estadual de Londrina
  • Angelita Marques Visalli Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Retábulo, Nicolás-Francés, Franciscanismo, Mariologia

Resumo

Os estudos das produções imagéticas medievais viabilizam uma ampla compreensão sobre quais foram os seus objetivos e como elas se relacionavam com a sua cultura de acordo com sua funcionalidade. Os retábulos se tornaram peças fundamentais dos espaços internos das igrejas e sua funcionalidade está ligada, fundamentalmente, ao espaço litúrgico, conferindo não apenas um caráter visual, mas parte integrante ao rito.  No final da Idade Média, na região de Castilla e León, na Península Ibérica, Nicolás Francês (1434-1468) produziu, por volta da segunda metade do século XV, o Retábulo da Virgem Maria e de São Francisco para um convento franciscano desconhecido. Procuramos nesse texto, refletir sobre as especificidades deste retábulo, compreendendo-o na relação entre os temas apresentados, e o lugar a ele atribuído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Henrique Alves de Castro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco Mineiro, Iconografia Franciscana, Franciscanismo, Manoel da Costa Ataíde e Nicolás Francés.

Angelita Marques Visalli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História Antiga e Medieval na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2013). Professora no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina, na área de História Antiga e Medieval, tem sua atuação de docência e pesquisa voltada para o estudo da Idade Média, da cultura visual na Idade Média, da iconografia franciscana.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

CASTRO, D. H. A. de; VISALLI, A. M. A Função do Retábulo no seu Espaço: Uma análise do Retábulo da Vida da Virgem Maria e de São Francisco de Nicolás Francês. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 85–102, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/103903. Acesso em: 16 abr. 2024.