Écfrase: a erudição clássica no século XIX e seus efeitos na produção literária do Visconde de Taunay

Autores

  • Elisa da Silva Santana

Palavras-chave:

Écfrase, Visconde de Taunay, Literatura Brasileira

Resumo

Neste trabalho nos propomos a investigar as relações entre a formação erudita do Visconde de Taunay e sua produção literária. Levamos em consideração os saberes correntes à época a respeito da literatura antiga e das teorias artísticas, ambos presentes na formação intelectual do autor. Entre estes dois saberes, o conceito-chave da “écfrase” pode ser apontado e será explorado como ponto de contato entre ambos grupos de saberes e como ferramenta literário-estética utilizada por Taunay em uma de suas obras literárias. Para tanto nos valemos de uma abordagem profundamente interdisciplinar que congrega História (Antiga e Contemporânea), Estudos Literários e de Recepção dos Clássicos, além de antigas Teorias Artísticas.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa da Silva Santana

Pós-graduanda em Literatura Infatil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Bacharel em Letras - Português/Literaturas pela mesma instituição. E-mail: elisasanoli@gmail.com

Downloads

Publicado

28-02-2022

Como Citar

SANTANA, E. da S. Écfrase: a erudição clássica no século XIX e seus efeitos na produção literária do Visconde de Taunay. Revista Aedos, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 118–132, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/102342. Acesso em: 28 abr. 2025.