A escolha de mortalhas fúnebres em Mariana (1748-1848)
Palavras-chave:
mortalhas, testamentos, irmandades, ritos fúnebres,Resumo
O presente artigo trata das escolhas de mortalhas fúnebres feitas em testamentos produzidos por moradores da cidade de Mariana entre os anos de 1748 e 1848. A partir da leitura de 269 documentos de última vontade, procurou-se elencar as roupas fúnebres solicitadas em escala de preferência, buscando apontar como significados simbólicos e implicações sociais estiveram igualmente envolvidos, exercendo influência nessas escolhas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-01-2023
Como Citar
FERREIRA, K. A. de L. A escolha de mortalhas fúnebres em Mariana (1748-1848). Revista Aedos, [S. l.], v. 14, n. 32, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/100438. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.