Processo de modularização de uma suspensão traseira a ar para veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus)

Authors

  • Antonio Wagner Forti Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Guaratinguetá. http://orcid.org/0000-0003-4675-4687
  • Jorge Muniz Jr. Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Guaratinguetá.
  • Cesar Ramos Coutinho Volkswagen Caminhões e Ônibus Ltda.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.70823

Keywords:

Geração de Módulos, Design Structure Matrix (DSM), Modular Function Deployment (MFD)

Abstract

Esse trabalho discute a complementariedade e dois métodos de modularização – Design Structure Matrix (DSM) e Modular Function Deployment (MFD) – no processo de modularização de um sistema de suspensão traseira a ar para veículos pesados (caminhões e ônibus). Primeiramente, o método DSM, através de um ponto de vista puramente técnico, foi aplicado para gerar os módulos preliminares e reduzir os componentes de 44 para 26, visando facilitar a aplicação do MFD. Em seguida o método MFD foi utilizado para incorporar os requisitos dos clientes e estratégias da empresa no projeto do produto. Os resultados obtidos pelos dois métodos foram analisados criticamente por uma equipe multifuncional (especialistas), a qual consolidou ao final processo, sete módulos. A análise crítica dos resultados pelos especialistas evidenciou que a utilização conjunta desses dois métodos melhorou a eficiência do processo de modularização do produto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Wagner Forti, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Guaratinguetá.

Departamento de Mecânica. Área: Desenvolvimento do Produto e Automotiva.

Jorge Muniz Jr., Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Guaratinguetá.

Departamento de Produção Área: Gestão do conhecimento e Gestão da Produção.

Cesar Ramos Coutinho, Volkswagen Caminhões e Ônibus Ltda.

Departamento de Engenharia do Produto Área: Suspensão, Direção e Eixos.

Published

2018-03-06

Issue

Section

Artigos