Processo de modularização de uma suspensão traseira a ar para veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-8026.70823Keywords:
Geração de Módulos, Design Structure Matrix (DSM), Modular Function Deployment (MFD)Abstract
Esse trabalho discute a complementariedade e dois métodos de modularização – Design Structure Matrix (DSM) e Modular Function Deployment (MFD) – no processo de modularização de um sistema de suspensão traseira a ar para veículos pesados (caminhões e ônibus). Primeiramente, o método DSM, através de um ponto de vista puramente técnico, foi aplicado para gerar os módulos preliminares e reduzir os componentes de 44 para 26, visando facilitar a aplicação do MFD. Em seguida o método MFD foi utilizado para incorporar os requisitos dos clientes e estratégias da empresa no projeto do produto. Os resultados obtidos pelos dois métodos foram analisados criticamente por uma equipe multifuncional (especialistas), a qual consolidou ao final processo, sete módulos. A análise crítica dos resultados pelos especialistas evidenciou que a utilização conjunta desses dois métodos melhorou a eficiência do processo de modularização do produto.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-03-06
Issue
Section
Artigos