Capacitação em Gestão do Fuzzy Front End em uma empresa de Serviços de Alta Tecnologia

Autores

  • Claudio Vigna Universidade de São Paulo
  • Paulo Tromboni Nascimento USP / FEA
  • Abraham Sin Oih Yu USP / FEA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.56353

Palavras-chave:

Front Fuzzy End, Capacitação, Serviço de Alta-Tecnologia

Resumo

O presente artigo analisa o processo de gestão Fuzzy Front End (FFE) de uma empresa multinacional prestadora de serviços de alta tecnologia. Avaliamos a aderência dos elementos capacitadores em gestão de FFE relatados na literatura para os processos de inovação desta empresa. Foi adotado um modelo de gestão FFE a fim de orientar as entrevistas com gestores da empresa analisada. As entrevistas forneceram informações que possibilitaram identificar se os elementos capacitadores levantados na literatura eram adotados pela empresa integralmente ou parcialmente, e as vezes com outra denominação semântica. Ao mesmo tempo, foi possível verificar qual parte do processo de FFE é mais estruturada e o que deve ser melhorado na empresa. O modelo de gestão em si é capaz de fornecer uma abordagem holística sobre o processo de FFE da empresa. Como resultado, este trabalho apresenta a adesão de recursos teóricos na prática da empresa, de acordo com a categorização do projeto de inovação, bem como as suas lacunas, fornecendo suporte para melhorar o processo FFE na empresa. Por fim, com base neste estudo de caso, apresentamos os elementos capacitadores e sua influência na redução das incertezas presentes na fase de FFE, assim como quais os fatores críticos de sucesso de acordo com a categorização do projeto de inovação e uma análise de oportunidades de melhoria da empresa. Como exemplo, identificou-se que a seleção de oportunidades é informal, e poderia ser mais formalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Edição

Seção

Artigos