A influência das dimensões da qualidade na satisfação dos consumidores de serviços de beleza
Autores
Juliana Cristina Buosi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Marcio Mattos Borges de Oliveira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Dentro do setor de serviços, um segmento que tem apresentado destaque é o da beleza. O objetivo deste estudo é compreender como as dimensões da qualidade de serviço podem influenciar a satisfação do cliente. Foi realizado um levantamento de campo em um salão de beleza utilizando uma pesquisa descritiva e quantitativa. Foi empregada a análise fatorial para agrupar as variáveis em algumas dimensões da qualidade de serviço e a análise de regressão para medir a força do relacionamento entre satisfação e qualidade de serviço. As conclusões do estudo mostraram a existência de uma relação entre a qualidade percebida e satisfação. Adicionalmente, a dimensão da qualidade mais importante para a satisfação foi a confiabilidade, comprovando as hipóteses da presente pesquisa. O estudo contribui para que os profissionais da área da beleza tenham um maior entendimento sobre as necessidades dos clientes, e assim possam dirigir a estratégia da empresa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Juliana Cristina Buosi, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP).
Janaina de Moura Engracia Giraldi, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Professora Doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Marcio Mattos Borges de Oliveira, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Professor Titular Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP (FEA-RP). Universidade de São Paulo (USP).
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.