The moderating effects of innovativeness on new product development ability

Autores

  • Marcelo Gattermann Perin PUCRS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcia Dutra De Barcellos UFRGS
  • Jens Oliver Kügler Aarhus University

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.14764

Palavras-chave:

Orientação para Mercado, Orientação para Aprendizagem, Desenvolvimento de Novos Produtos.

Resumo

Apesar do número de publicações específicas sobre Orientação para Aprendizagem e para Mercado, não há consenso sobre a relação entre estes construtos e Inovação (IN). Neste sentido, este estudo investiga o impacto da Orientação para Aprendizagem e para Mercado na Habilidade de Desenvolvimento de Novos Produtos (HDNP) em contextos de alta e baixa orientação para Inovação. A população alvo foi um grupo de empresas brasileiras com mais de 30 empregados. Os dados foram analisados através de uma análise de regressão hierárquica. Os resultados indicam um impacto significativo e negativo da interação Orientação para Mercado x Capacidade de Inovação na HDNP. Já a interação Orientação para Aprendizado x Capacidade de Inovação apresentou um efeito significativo e positivo sobre HDNP. Portanto, em ambientes de negócios com alto nível Inovação, a Orientação para Aprendizagem excede a importância da Orientação para Mercado no desenvolvimento de novos produtos. Quando o nível de Inovação das empresas é baixa, porém, a HDNP tende a tirar proveito da Orientação para Mercado, em vez de Orientação para Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcelo Gattermann Perin, PUCRS

Professor titular do PPGAd da PUCRS

Cláudio Hoffmann Sampaio, PUCRS

Professor titular do PPGAd da PUCRS

Marcia Dutra De Barcellos, UFRGS

Professor do PPGA da UFRGS

Jens Oliver Kügler, Aarhus University

Professor e Pesquisador da Aarhus University

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Publicado

2010-10-19

Edição

Seção

Artigos