Indicador da viabilidade de customização em massa de produtos industriais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-8026.1427Palavras-chave:
índice de customização de produtos, implementação da customização em massa, DFQ.Resumo
Customização em massa (CM) é um conceito criado por Davis (1989) para descrever um novo paradigma em gestão da produção, onde o objetivo é atender a demanda por produtos e serviços individualizados. A CM permite oferecer produtos customizados a preços similares aos de itens produzidos em massa. Neste artigo, propõe-se um índice que mede a viabilidade da customização em massa de produtos industriais. O índice proposto permite estabelecer um ranking de customização para as características de um produto; quanto melhor posicionada a característica no ranking, mais facilmente ela se adaptará à Customização em Massa. O índice proposto é operacionalizado através de uma utilização inédita da matriz do DFQ (Desdobramento da Função Qualidade) onde, através de operações matriciais, efetuam-se operações inversas às operações usuais do DFQ. Um estudo de caso é apresentado para ilustrar a técnica proposta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-02-06
Edição
Seção
Artigos