Avaliação da percepção dos consumidores de serviços de entrega e retirada de mercadorias oferecidos por estabelecimentos comerciais de Santa Maria – RS

Autores

  • Anellise Camargo Bandeira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marlon Soliman Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.132088

Palavras-chave:

Logística, Varejo, E-commerce

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a experiência do nível de satisfação dos clientes com serviços prestados por estabelecimentos comerciais de Santa Maria – RS, que realizam vendas com opções de entrega e retirada de mercadorias. Para tanto, um levantamento com questionários foi realizado com cem respondentes, sendo essa amostra considerada estatisticamente representativa. Como resultados, tem-se que 74% dos entrevistados utilizam aplicativos de delivery para suas compras mensais, 84% preferem fazer compras online e, para 55%, o valor do frete é o aspecto mais relevante na decisão de compra. Ainda, constatou-se que o valor do frete, prazo de entrega, acompanhamento do pedido e continuidade pós-venda são os itens mais críticos na satisfação dos consumidores. Embora este estudo tenha analisado o cenário de Santa Maria - RS, espera-se que o método e o instrumento concebidos nesse levantamento possam também ser utilizados para estudos semelhantes em outros municípios ou regiões.

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Publicado

2023-07-17