Investigação de parâmetros que interferem na Carga de Trabalho Fisiológica no transporte de pacientes

Autores

  • Italo Rodeghiero Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eduardo Rocha Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lucas Gomes Miranda Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernando Gonçalves Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.127637

Palavras-chave:

Carga de Trabalho, Ergonomia, Saúde Ocupacional, Enfermagem

Resumo

Em hospitais, considerando o levantamento e transporte dos pacientes, os índices de carga de trabalho podem ser elevados, podendo provocar Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e aumentar índices de absenteísmo e turnover. O presente estudo teve por objetivo compreender a percepção dos trabalhadores a respeito das restrições que aumentam a carga de transporte fisiológico no transporte de pacientes. Sendo assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os trabalhadores a partir de grupos focais. Os resultados relativos às características foram relacionados em uma Árvore de Realidade Atual (ARA) para poder estabelecer as eventuais restrições em termos de carga de trabalho às quais estão submetidos os profissionais. Após a análise dos resultados, apresentaram-se seis características principais que interferem na carga de trabalho fisiológica, como o excesso de demanda para os trabalhadores; as temperaturas altas internas; o aumento de esforço do trabalhador; a falta de treinamento adequado; os problemas com materiais de transporte e, por fim, os problemas estruturais.

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Biografia do Autor

Lucas Gomes Miranda Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEP/UFRGS). Mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgET/UFRN). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Técnico em Eletrotécnica pelo Centro de Educação Territorial de Itaparica (CETEP-I). Atualmente, é bolsista do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transporte (PPGEP) da UFRGS e pesquisador do Group of Ergonomics and New Tools (GENT/UFAL).

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Publicado

2023-05-02