Inovação no varejo de moda: práticas para a implementação do omnichannel

Autores

  • Amanda dos Santos Souza Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Camila Kolling Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.124578

Palavras-chave:

Omnichannel, Varejo Omnichannel, Varejo de Moda, Canais de Marketing, Estratégia

Resumo

O estudo teve como objetivo propor estratégias de ommichanel para empresas de varejo de moda. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foram mapeadas as principais estratégias estabelecidas na literatura sobre a aplicação do omnichannel, tendo esse conteúdo como base para a pesquisa de abordagem qualitativa. Após, foram mapeadas as estratégias omnichannel utilizadas por grandes varejistas de moda e as experiências omnichannel de pequenas empresas desse setor. Os resultados demonstram que embora o omnichannel não esteja instituído como base em muitas empresas, os varejistas utilizam os canais e seus meios para oferecer melhor experiência ao consumidor. Todavia, existem oportunidades para aperfeiçoamento da utilização do omnichannel nas pequenas empresas, visto que isso ainda não está estruturado e existem desafios a serem superados. A partir disso, e concluindo que o omnichannel é uma oportunidade para o varejista, o estudo propôs estratégias para qualificar a implementação do omnichannel nas empresas.

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Publicado

2023-05-02