As ferramentas de qualidade e o Business Intelligence (BI) aplicados à visualização de dados em sistemas informatizados: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-8026.121906Palavras-chave:
Business Intelligence (BI), Visualização de Dados, help desk.Resumo
O presente estudo realizado como um estudo de caso, aplicado num setor de suporte operacional (help desk) de um escritório de advocacia, visando a aplicação de visualização de dados por meio de ferramentas de Business Intelligence para apoiar os processos decisórios e melhorar a eficiência operacional. Esse objetivo vai de encontro ao contexto atual do mercado de trabalho, extremamente competitivo e em que os altos volumes de dados devem ser tratados de forma eficaz para o fornecimento das melhores informações trazendo seguridade e celeridade na tomada de decisões estratégicas. Portanto, através das informações obtidas pelo compilado dos dados e utilização de outras técnicas, como o Diagrama de Causa e Efeito e o 5W1H, foi possível ampliar o conhecimento ambiental e definir estratégias de melhorias operacionais. Os resultados contribuíram para ratificar o objetivo do estudo, mostrando assim a importância que a boa gerência de dados tem sobre o planejamento estratégico organizacional.