Uso das ferramentas gerenciais da qualidade para o planejamento das atividades do setor de manutenção predial em uma unidade hospitalar

Autores/as

  • Andréa Patrícia Castro Leite Universidade Estadual do Maranhão
  • Leydiana de Sousa Pereira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.113127

Palabras clave:

Ferramentas da qualidade, Planejamento, Hospital

Resumen

Diante do acirramento competitivo as organizações vêm buscando otimizar suas operações elevando o nível de qualidade para os produtos e serviços prestados. Desta forma, busca-se aperfeiçoar processos através da identificação de gargalos nas operações e pleno mapeamento das variáveis envolvidas. As ferramentas gerenciais da qualidade consistem em técnicas satisfatórias para auxiliar na busca contínua por melhorias nas operações organizacionais. Neste contexto, este artigo tem por objetivo aplicar as ferramentas gerenciais da qualidade para otimizar o planejamento das atividades do setor de manutenção predial em uma unidade hospitalar localizada no nordeste brasileiro. As ferramentas utilizadas foram o diagrama de afinidades, diagrama em árvore e a matriz de priorização. Como principais resultados identificou-se que dificuldades nos relacionamentos entre setores organizacionais, deficiências em insumos, e a disponibilidade do cliente são variáveis que interferem diretamente no problema, e tais podem ser minimizados diante de reestruturação no processo de solicitação das ordens de serviço.

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Biografía del autor/a

Andréa Patrícia Castro Leite, Universidade Estadual do Maranhão

Graduação em Engenharia de Produção Mestra em Engenharia de Produção Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão Professora da Faculdade ISL/Wyden

Leydiana de Sousa Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Administração Mestra em Engenharia de Produção Doutora em Engenharia de Produção Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba

Publicado

2021-10-26

Número

Sección

Artigos