Vamos falar sobre o Projeto Político-pedagógico? Aspectos da gestão escolar e da formação continuada a distância do programa escola de gestores – Universidade Federal de São Carlos

Autores/as

  • Adriana do Carmo de Jesus Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Cristina dos Santos Bezerra Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palabras clave:

Administração escolar, Especialização em educação, Projeto Político-pedagógico.

Resumen

Discorremos a respeito do Programa Escola de Gestores da Universidade Aberta do Brasil - UFSCar que é um curso à distância de especialização em administração escolar, voltado a atender os gestores da educação básica. Este programa, em sua primeira edição, capacitou, em um ano, quatrocentos profissionais das redes municipais de diversas cidades do estado de São Paulo. Os alunos - em totalidade, gestores de escolas públicas - tiveram de apresentar um trabalho monográfico no final do curso, no qual buscaram contemplar um processo de intervenção na gestão da escola abordando temas relacionados ao Projeto Político-Pedagógico (PPP). Ao longo do texto, apresentaremos parte dos aspectos históricos e teóricos que delineiam a administração escolar e suas interfaces com o modo de produção capitalista; a concepção de educação que permeia o Programa Escola de Gestores; a concepção de Projeto Político-Pedagógico embutida no curso e, também, abordaremos as percepções que os gestores-cursistas constroem acerca do Projeto Político-Pedagógico.

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Publicado

2016-03-24

Cómo citar

Jesus, A. do C. de, & Bezerra, M. C. dos S. (2016). Vamos falar sobre o Projeto Político-pedagógico? Aspectos da gestão escolar e da formação continuada a distância do programa escola de gestores – Universidade Federal de São Carlos. Políticas Educativas – PolEd, 9(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/63319

Número

Sección

Dossier