Sistemas municipais de ensino e processos de democratização da gestão

Autores/as

  • Marilene Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria
  • Marina Lara Silva dos Santos Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Francine Mendonça da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Políticas públicas, Gestão democrática, Sistema municipal de ensino.

Resumen

Este artigo decorre de uma pesquisa do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Objetiva analisar os processos de democratização da gestão nos contextos das redes escolares e dos Conselhos Municipais de Educação (CME), inter-relacionados a Sistemas Municipais de Ensino (SME). É subjacente a um estudo de caso de abordagem quanti-qualitativa, com base em dados de questionário on-line aplicado aos municípios da AMCENTRO-RS partícipes do curso de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação desenvolvido no RS. As conclusões preliminares sinalizam que as redes escolares e os CME, em municípios que possuem SME, compreendem que a democracia materializa-se com responsabilidade autônoma e participativa; daí a necessidade de atendimento aos princípios e mecanismos de gestão democrática da educação.

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Publicado

2016-03-24

Cómo citar

Dalla Corte, M. G., Mello, A. G. de, Teixeira, M. L. S. dos S., & Silva, F. M. da. (2016). Sistemas municipais de ensino e processos de democratização da gestão. Políticas Educativas – PolEd, 9(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/63316

Número

Sección

Dossier