Acesso e permanência escolar de jovens e adultos trabalhadores
Palabras clave:
Acesso, Permanência, Educação de Jovens e Adultos.Resumen
Os processos de acesso, permanência e sucesso escolar dejovens e adultos trabalhadores em dois programas educacionais no Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensecompõema presente análise. O primeiro foi um programa institucional desenvolvido de 2002 a 2007,o Ensino Médio para Adultos (EMA). No ano de 2007, em cumprimento aoDecreto Presidencial 5840 do ano de 2006,foi implantadoo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) - Curso Técnico em Administração.Ametodologia da pesquisa foi qualitativa, através da análise de documentos oficiais, registros de freqüência escolar, pareceres descritivos e atas assim como diários de campo, entrevistas egrupos focais. Os resultados evidenciaramo repertório positivo da experiência do EMA para o PROEJA, seja nas formas de seleção dos estudantes, envolvimento de suas famílias, atividades curriculares interdisciplinares, possibilitando a entrada do pensamento popular para dentro do pensamento racional da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, desafiando a instituição escolar e seu corpo docente a articular Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Educação Profissional.Descargas
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Publicado
2015-08-31
Cómo citar
Santos, S. V. dos, & Noro, M. M. C. (2015). Acesso e permanência escolar de jovens e adultos trabalhadores. Políticas Educativas – PolEd, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56540
Número
Sección
Artículos