Especificidades da educação infantil na política educacional brasileira: limites e possibilidades
Palabras clave:
Política educacional pública, Educação infantil, Formação docente, Professores.Resumen
Este artigo é parte das reflexões e dos estudos sistemáticos que sustentam as pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, pela participação em atividades de Grupos de pesquisa da área da Educação Infantil na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e pelo vínculo atual na Universidade Federal de São Carlos. O eixo aqui destacado refere-se às pesquisas cujo enfoque está na política educacional pública e seus desafios, limites e possibilidades em relação à formação para docentes que atuam na Educação Infantil - primeira etapa da educação básica. A docência está em destaque no artigo porque perpassa questões referentes às práticas curriculares e às políticas educacionais que se inscrevem como campo de investigação. Com base na legislação e em estudos da realidade educacional brasileira, a proposta aqui apresentada abarca reflexões envolvendo a docência na educação infantil enquanto objeto de estudo das políticas educacionais ao longo de sua história em articulação com os conceitos de criança e infância, tomando-os como aspectos relacionados à dimensão da qualidade na educação infantil contemporaneamente.Descargas
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Publicado
2015-08-31
Cómo citar
Tomazzetti, C. M., Löffler, D., Penteado, F. R., Moreira, J. C., & Beling, V. J. (2015). Especificidades da educação infantil na política educacional brasileira: limites e possibilidades. Políticas Educativas – PolEd, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56536
Número
Sección
Artículos