O caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa

Autores/as

  • Helenise Sangoi Antunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana da Rosa Ribas Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Cadernos do Campo, Educação do Campo.

Resumen

O referente artigo originou-se da pesquisa apresentada ao curso de Especialização em Gestão Educacional e se configura como um estudo bibliográfico que se volta para a temática sobre os Cadernos de Educação do Campo trabalhados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2013, com o intuito de fazer uma reflexão acerca dos cadernos de Educação do Campo.  Sabemos que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa vem reafirmar o compromisso previsto no Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até no máximo os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, bem como a  Meta 5 do Projeto de Lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação (2011-2020). Conforme as Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, ao pensar em Educação do Campo dentro de uma política educacional implica estar reconhecendo a identidade dos sujeitos e daqueles que fazem parte de seu entorno. Com isso, acredita-se na necessidade de romper com uma visão fragmentada de educação e envolver a comunidade um todo, pois todos somos gestores educacionais e lutamos pelo foco principal, ensino e aprendizagem de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Antunes, H. S., & Ribas, J. da R. (2015). O caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Políticas Educativas – PolEd, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56224