Parceria Público-Privado e a Implementação de Proposta Educacional do Terceiro Setor em Área de Fronteira no Brasil

Autores/as

  • Marilda de Oliveira Costa

Resumen

A relação entre as esferas pública e privada no Brasil intensificou-se após a reforma do Estado, na década de 1990. Com o pretexto de induzir melhorias no serviço público, parâmetros de eficiência e eficácia, presentes na macroeconomia, e da filantropia orientaram as ações dos estados. Estes passaram de executores para reguladores de políticas, possibilitando negócios para o setor privado, entre esses, entidades do Terceiro Setor. É nesse contexto que se inscrevem as parcerias entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e o Poder Público de diferentes esferas de governo no Brasil. Este texto é parte de estudos realizados no doutorado e tem por objetivo analisar os princípios de gestão nos Programas do IAS e sua materialização em três escolas do campo, localizadas em área da fronteira Brasil/Bolívia – Cáceres/MT. Adotou-se a abordagem qualitativa, com análise de documentos e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores da política. Sobre o aspecto analisado, conclui-se que o IAS fundamenta sua proposta educacional nas teorias das organizações; que essa proposta é a mesma para todo o território brasileiro e que, nesse sentido, sua implementação nessas escolas não contempla a diversidade socioeconômica, política e étnico-cultural, tampouco a precária condição estrutural e humana ali presente. 

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Publicado

2012-11-20

Cómo citar

Costa, M. de O. (2012). Parceria Público-Privado e a Implementação de Proposta Educacional do Terceiro Setor em Área de Fronteira no Brasil. Políticas Educativas – PolEd, 5(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/35748