As Ações Afirmativas e o Campo Científico: dilemas políticos e epistemológicos para a constituição de uma ciência social crítica

Autores/as

  • Diogo Marques Tafuri

Resumen

O presente trabalho pretende discutir algumas questões políticas e epistemológicas acentuadas a partir da recente implantação, em algumas universidades públicas brasileiras, de políticas afirmativas no concurso seletivo para ingresso em cursos de graduação. Para tanto, pretendemos proceder, a partir dos escritos de Pierre Bourdieu, a uma discussão acerca da natureza do campo científico, suas formas de estruturação e suas lutas intrínsecas, inseparavelmente científicas e políticas, levadas à cabo pelos agentes em busca da legitimidade acadêmica. Ao discorrermos sobre tais lutas a partir da sociologia da ciência de Bourdieu, pretendemos dialogar com a visão crítica de alguns pesquisadores acerca deste processo de inserção dos grupos historicamente marginalizados pela sociedade brasileira (especialmente a população negra) na universidade pública. Em seguida, pretendemos discutir alguns critérios de diferenciação entre o que Enrique Dussel denomina de ciência social funcional e ciência social crítica para, finalmente, levantar e debater alguns elementos relevantes para pensarmos sobre as possibilidades e os limites das transformações advindas e esperadas da universidade pública a partir do contexto histórico atual.

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Publicado

2012-11-20

Cómo citar

Tafuri, D. M. (2012). As Ações Afirmativas e o Campo Científico: dilemas políticos e epistemológicos para a constituição de uma ciência social crítica. Políticas Educativas – PolEd, 5(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/35732