Formação docente em foco: estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Autores/as

  • Hedioneia Maria Folleto Piveta Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ana Carla Hollweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

Resumo

O presente artigo tem como foco a produção das pesquisas vinculadas à Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Parte-se dos resultados de uma pesquisa exploratória desenvolvida como componente das atividades do Programa de Doutoramento dessa mesma instituição, a qual teve como objeto de análise as dissertações de mestrado produzidas entre os anos de 2003 a 2008. O objetivo dessa busca foi traçar um panorama acerca do que está sendo produzido sobre a formação de professores nesse contexto específico, como forma de fomentar as discussões acerca da produção de conhecimento dessa área. Logo, o objetivo deste artigo é de socializar o resultado da pesquisa realizada, trazendo os resultados e as reflexões oriundas desse processo como forma de contribuir para a produção das pesquisas em educação, especificamente naquelas que ser referem à área da formação de professores.
Palavras-chave: Formação de professores; Pesquisas; Estado da arte

Abstract

This article focuses on research productions related to the Education Line “Knowledge and Professional Development” in Post-Graduation Program in Education (PPGE) at Santa Maria’s Federal University (UFSM). One began by analyzing the results of a survey research carried out as part of the activities of Doctors Program from that institution, which has as corpus the master's theses produced between the years 2003 to 2008. The purpose of this study was drawing a picture about what is being produced on the training of teachers in that specific context as a means of fostering discussions about the production of knowledge of the area. Therefore, the purpose of this article is to socialize the result of research conducted, bringing the findings and observations from this process aiming to bring to the debate contributions to think the production of research in education, but specifically in the area of teacher training.
Keywords: Professor’s Education, Research; State of the art

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hedioneia Maria Folleto Piveta, Universidade Federal de Santa Maria.

Fisioterapeuta. Professora do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM.

Publicado

2011-01-25

Cómo citar

Piveta, H. M. F., & Powaczuk, A. C. H. (2011). Formação docente em foco: estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Políticas Educativas – PolEd, 2(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/18356