Considerações sobre o papel da família na educação dos surdocegos

Autores/as

  • Susana Maria Mana de Aráoz Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos.

Resumen

Resumo

O presente artigo trata do impacto que o nascimento de uma criança deficiente provoca nas famílias e de como estas reagem, procurando subsídios e organizando-se para enfrentar melhor a dificuldade. Expõe relatos de experiências de pais de surdocegos que se assemelham às referências sobre o processo de adaptação a nova realidade, reforçando a necessidade de apoios e de orientações precisas sobre a dificuldade do filho. Descreve a atuação de famílias de surdocegos que procuraram entender a surdocegueira e investiram na criação de serviços para o atendimento e também apoiaram as instituições capacitadas para o atendimento aos seus filhos surdocegos com metodologia específica. Mostra como foram criadas associações que são encontradas em vários países com o propósito de apoiar as famílias, divulgar os conhecimentos da surdocegueira e melhorar os atendimentos oferecidos. Mostra a necessidade de detectar as motivações que levam as famílias a sobrepujar a angústia, o temor e outros sentimentos que aparecem nos primeiros momentos para encontrar forças e realizar o trabalho que os serviços sociais, muitas vezes, não conseguiram oferecer para elas. Pretende, ainda, ser fonte de conhecimento sobre o papel das famílias na educação dos surdocegos e servir à organização de famílias de outras deficiências ou dificuldades.
Palavras-chave: Educação Especial; Surdocegueira; Famílias

Abstract

The present article treats of the impact that a deficient child's birth provokes in the families and of as these react, seeking subsidies and being organized to face the difficulty better. It exposes reports of deafblind parents' experiences that resemble each other to the references on the adaptation process the new reality, reinforcing the need of supports and of necessary orientations about the son's difficulty. It describes the performance of deafblind families that they tried to understand the deafblindess and they invested in the creation of services for the service and they also supported the institutions qualified for the service to their children deafblind with specific methodology. It shows how they were created associations that they are found at several countries with the purpose of supporting the families, to publish the knowledge of the deafblindess and to improve the offered services. It shows the need to detect the motivations that take the families to surpass her, the fear, and other feelings that appear in the first moments to find forces and to accomplish the work that the services social, a lot of times, they didn't get to offer for them. It still intends to be knowledge source on the paper of the families in the education of the deafblind and to serve to the organization of families of other deficiencies or difficulties.
Keywords: Special Education; Deafblindess; Families

 

 

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Biografía del autor/a

Susana Maria Mana de Aráoz, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Luterano Ji-Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos.

Professora Orientadora do Programa de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2011-01-24

Cómo citar

de Aráoz, S. M. M., & da Costa, M. da P. R. (2011). Considerações sobre o papel da família na educação dos surdocegos. Políticas Educativas – PolEd, 1(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/18308