Indicadores de qualidade no processo formativo de professores universitários: a docência orientada na UFSM
Resumen
Resumo
Este trabalho está vinculado ao PPGE/CE/UFSM, inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A temática de pesquisa envolve a discussão sobre a contribuição da disciplina Docência Orientada para os processos formativos de professores universitários, inferindo possíveis indicadores de qualidade para este nível de ensino. A metodologia de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de um estudo de caso com alunos e professores do PPGE/CE/UFSM. Assim, desenha-se um panorama que define a Docência Orientada na UFSM e constrói-se categorias de análise que demonstram como a disciplina apresenta-se na instituição. Estas são: Formação de professores para o Ensino Superior, Sentimentos frente à Docência Orientada e Influência do Orientador. Portanto, a partir da temática e objetivos dessa pesquisa, as categorias encontradas podem espelhar os seguintes indicadores de qualidade: oportunidade de formação; valorização do professor como pessoa; trabalho conjunto; aprendizagem da docência universitária; carga horária da Docência Orientada; abrangência do número de alunos que realiza a disciplina; envolvimento dos docentes orientados ao longo do desenrolar da disciplina; tutoria do orientador.
Palavras-chave: Docência Orientada; Processo Formativo; Indicadores de Qualidade; Docência Superior
Abstract
This research work is linked to the PPGE/CE/UFSM, included in the ‘Graduation, Knowledge and Professional Development’ research line. The subject of the present research involves the discussion about the contribution of the discipline called Oriented Teaching for the academic professors' graduation processes, inferring possible quality indicators for this level of education. The qualitative methodology through the case study with students and Professors of PPGE/CE/UFSM. Therefore, it is drawn a panorama that defines the Oriented Teaching in the UFSM and it is built analysis categories that demonstrate how is the status of the discipline at institution. These are: Professors' instruction in the Higher Education, Feelings according to the Oriented Teaching and Influence of the Advisor. Thus, starting from the subject and objectives of that research, the found categories can mirror the following quality indicators: education opportunity; teacher's self-valorization as person; group working; learning of the academic teaching; timetable of the Oriented Teaching; inclusion of the number of students that attends the discipline; the oriented Professors' involvement along the extent of the discipline; the advisor's tutorage.
Keywords: Oriented Teaching; Education Process; Quality indexes; University Teaching