Os intercâmbios institucionais entre alunos de graduação e sua importância nas políticas de regionalização universitária

Autores/as

  • Alícia de Lima Eiras Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Resumen

Este artigo traz análises preliminares de um estudo de campo sobre as experiências de intercâmbio dos alunos de graduação de universidades do Brasil e da Argentina, bem como os motivos pelos quais estas experiências são incorporadas pelas políticas de regionalização universitária entre países latino-americanos. As categorias de análise exploradas foram as motivações para a realização do intercâmbio, as expectativas sobre as experiências a serem vivenciadas e os impactos na vida pessoal destes alunos. O interesse pela cultura dos demais países da região, condição importante para a efetivação das políticas de integração, apresentou-se como motivação e expectativa para a quase totalidade dos alunos entrevistados. O conhecimento do outro, o respeito à cultura e o rompimento de preconceitos, alguns dos objetivos das políticas de intercâmbio e de integração acadêmica, fizeram-se presentes nas respostas sobre as mudanças e impactos causados na vida pessoal dos alunos participantes. Neste contexto, os resultados obtidos até o momento reforçam a importância de tais experiências e a sua incorporação nas políticas de regionalização universitária.
Palavras-chave: Intercâmbio Acadêmico; Intercâmbio de Estudantes de Graduação; Regionalização e América Latina

Abstract

This article shows preliminary analyses of a field study about graduation students` experiences in exchange programs between universities from Brazil and Argentina, as well as the reasons that these experiences are incorporated by the university integration politics between Latin American countries. The analyzed categories were the motivations for the exchange accomplishment, the expectations on the experiences to be lived and the impacts on these students live. The interest in other Latin American`s cultures, an important condition for the establishment of politics integration, was presented as the motivation and expectation for interviewed students majority. The knowledge of the other, the culture’s respect and the disruption of prejudices, some of the exchange politics and academic integration objectives, took place in the answers about the impacts on personal students’ live. In this context, the results obtained so far reforce the importance of such experiences and its incorporation in the university integration.
Keywords: Academic Exchange; Graduation Students’ Exchange; Integration and Latin America


 

 

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Biografía del autor/a

Alícia de Lima Eiras, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga. Aluna do Programa de Pós-Graduação, Mestrado, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2011-01-24

Cómo citar

Eiras, A. de L. (2011). Os intercâmbios institucionais entre alunos de graduação e sua importância nas políticas de regionalização universitária. Políticas Educativas – PolEd, 1(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/18298