AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL COMO FATORES DE EXPULSÃO:

Elementos para pensar a migração de brasileiros para estudar Medicina na Argentina

Autores

Resumo

Este estudo investiga como as políticas educacionais no Brasil atuam como fatores de expulsão que influenciam o processo de desterritorialização de brasileiros para a Argentina, com o objetivo de ingressar nos cursos de Medicina. A análise abrange tanto uma revisão bibliográfica quanto entrevistas com 12 imigrantes brasileiros que estudam Medicina na Universidade Nacional de Rosário (UNR), em Rosário (Santa Fé, Argentina), realizadas em 2020, para explorar as motivações e experiências desses indivíduos. O estudo revela que as políticas educacionais brasileiras, que historicamente refletem uma tensão entre elitismo e democratização, não conseguem atender adequadamente à demanda por vagas em cursos altamente seletivos, como Medicina, levando muitos a buscar oportunidades no exterior. Os resultados indicam que as dificuldades para acessar as universidades públicas brasileiras, agravadas por sistemas de seleção como o vestibular e o ENEM, motivam as migrações, um fenômeno que reflete as desigualdades estruturais nos âmbitos econômico, social e educacional.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Pereira da Silva Oliveira, A. (2025). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL COMO FATORES DE EXPULSÃO: : Elementos para pensar a migração de brasileiros para estudar Medicina na Argentina. Políticas Educativas – PolEd, 18(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/142142