Desafios na implementação da política de cotas raciais nas instituições federais de educação brasileiras

Autores/as

  • Alessandra Alfaro Bastos UFRGS
  • Paulo Roberto Faber Tavares Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas.

Resumen

Este trabalho realiza uma abordagem sobre os desafios enfrentados pelas Instituições Federais de Educação (IFES) por ocasião da implementação da reserva de vagas étnico-raciais no sistema federal de ensino após a Lei n.º 12.711/2012. A partir do conceito de colonialidade do poder descrito por Quijano, no qual desde a expansão marítima do século XV o homem europeu determinou o padrão de dominação da modernidade estigmatizando raças. A sociedade brasileira estabeleceu-se a partir da reprodução do padrão de dominação colonial como é observado nas análises de características sociais da população. O racismo estrutural como descrito por Silvio Almeida proporciona o ambiente favorável à prática de violências cotidianas, todavia não visíveis a indivíduos não-racializados, as cotas raciais vieram no sentido de promover justiça, social na concepção de Nancy Fraser, ao propiciar a valorização das diferenças em modelo de parceria das identidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-02-24 — Actualizado el 2023-02-27

Cómo citar

Alfaro Bastos, A., & Faber Tavares Junior, P. R. (2023). Desafios na implementação da política de cotas raciais nas instituições federais de educação brasileiras. Políticas Educativas – PolEd, 16(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/126879