Roteiro para uma avaliação institucional participativa na escola pública
Palabras clave:
Avaliação Participativa. Escola Pública. Gestão Democrática da Escola. Planejamento Participativo.Resumen
Neste trabalho, propõe-se um roteiro prático para uma avaliação escolar institucional, a partir da experiência da implementação da política Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A proposta do texto visa a servir de ferramenta para que os gestores e as gestoras escolares possam formatar junto à comunidade processos de avaliação institucional de forma democrática e objetiva, o que, como se argumenta a seguir, pode ajudar a tornar o cotidiano menos estressante, a gestão mais organizada e os resultados de aprendizagem mais satisfatórios. O texto se organiza da seguinte forma: no primeiro capítulo, apresenta-se o conceito de avaliação institucional, explicando-se o que é, como é praticada atualmente e a diferença deste tipo de avaliação em relação às avaliações de aprendizagem em larga escala; nos dois capítulos seguintes, debatem-se as possibilidades e os limites da avaliação escolar institucional, primeiramente em termos pedagógicos e, depois, em termos de gestão e planejamento; após estas etapas, procede-se ao roteiro elaborado, com base na experiência de aplicação do SEAP. O roteiro trata de 4 etapas, e o chamamos de “os 4 As da Avaliação Participativa”, que são detalhadas e discutidas criticamente ao longo do texto. A partir deste roteiro, e mais amplamente deste artigo, procura-se pontuar as vantagens para os gestores, para os trabalhadores da escola, para as comunidades atendidas, de implantar a avaliação institucional participativa.Descargas
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Publicado
2021-12-31
Cómo citar
Gandin, L. A., Moreira, S. C., & Golbspan, R. B. (2021). Roteiro para uma avaliação institucional participativa na escola pública. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121242
Número
Sección
Artículos