Roteiro para uma avaliação institucional participativa na escola pública

Autores/as

  • Luís Armando Gandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Costa Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Boklis Golbspan Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Avaliação Participativa. Escola Pública. Gestão Democrática da Escola. Planejamento Participativo.

Resumen

Neste trabalho, propõe-se um roteiro prático para uma avaliação escolar institucional, a partir da experiência da implementação da política Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A proposta do texto visa a servir de ferramenta para que os gestores e as gestoras escolares possam formatar junto à comunidade processos de avaliação institucional de forma democrática e objetiva, o que, como se argumenta a seguir, pode ajudar a tornar o cotidiano menos estressante, a gestão mais organizada e os resultados de aprendizagem mais satisfatórios. O texto se organiza da seguinte forma: no primeiro capítulo, apresenta-se o conceito de avaliação institucional, explicando-se o que é, como é praticada atualmente e a diferença deste tipo de avaliação em relação às avaliações de aprendizagem em larga escala; nos dois capítulos seguintes, debatem-se as possibilidades e os limites da avaliação escolar institucional, primeiramente em termos pedagógicos e, depois, em termos de gestão e planejamento; após estas etapas, procede-se ao roteiro elaborado, com base na experiência de aplicação do SEAP. O roteiro trata de 4 etapas, e o chamamos de “os 4 As da Avaliação Participativa”, que são detalhadas e discutidas criticamente ao longo do texto. A partir deste roteiro, e mais amplamente deste artigo, procura-se pontuar as vantagens para os gestores, para os trabalhadores da escola, para as comunidades atendidas, de implantar a avaliação institucional participativa.

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Biografía del autor/a

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Costa Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Simone Costa Moreira 

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ricardo Boklis Golbspan, Universidade Federal de Pelotas

Ricardo Boklis Golbspan 

Realiza estágio de pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Pelotas

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Gandin, L. A., Moreira, S. C., & Golbspan, R. B. (2021). Roteiro para uma avaliação institucional participativa na escola pública. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121242