A educação integral em estados brasileiros: uma análise de discursos e redes constituídas
Palabras clave:
Educação integral, Discurso da política, Rede política, Arranjo de Desenvolvimento da Educação.Resumen
Ao considerar a cooperação federativa como um elemento fundamental no processo de implementação da educação integral em estados brasileiros, desde a década de 2010, o artigo apresenta uma análise de discursos e redes políticas que se constituíram, com base no fortalecimento da cooperação horizontal, após a normatização do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, em 2012, pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CB n. 1/2012). Tais discursos e redes políticas contribuíram significativamente para a efetividade e consolidação da política de educação integral junto a estados brasileiros na última década. Ressalta-se ainda, nesse contexto político, a constituição do campo da discursividade do Instituto Natura e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.Descargas
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Publicado
2021-12-31
Cómo citar
Jeffrey, D. C., d´Avila, C. M., & de Souza, S. B. (2021). A educação integral em estados brasileiros: uma análise de discursos e redes constituídas. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121226
Número
Sección
Artículos