A educação integral em estados brasileiros: uma análise de discursos e redes constituídas

Autores/as

  • Debora Cristina Jeffrey
  • Carolina Machado d´Avila
  • Suelen Batista de Souza

Palabras clave:

Educação integral, Discurso da política, Rede política, Arranjo de Desenvolvimento da Educação.

Resumen

Ao considerar a cooperação federativa como um elemento fundamental no processo de implementação da educação integral em estados brasileiros, desde a década de 2010, o artigo apresenta uma análise de discursos e redes políticas que se constituíram, com base no fortalecimento da cooperação horizontal, após a normatização do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, em 2012, pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CB n. 1/2012). Tais discursos e redes políticas contribuíram significativamente para a efetividade e consolidação da política de educação integral junto a estados brasileiros na última década. Ressalta-se ainda, nesse contexto político, a constituição do campo da discursividade do Instituto Natura e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Debora Cristina Jeffrey

Professora Livre Docente (MS5.1) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Vice- Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC).

Carolina Machado d´Avila

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e no curso superior de licenciatura em Pedagogia no IFSP - Câmpus Boituva. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999), Especialização em Ginástica Postural Corretiva (2001), Pedagogia pela Universidade Paulista (2013), Mestrado em Educação (2015) e Doutorado em Educação (2020) na área de políticas públicas e educação, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE).

Suelen Batista de Souza

Professora de Educação Básica da rede municipal de Campinas.Doutoranda eMestre em Políticas Educacionais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2019) pelo Grupo em Estudos Políticas e Avaliação Educacional (GEPALE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Jeffrey, D. C., d´Avila, C. M., & de Souza, S. B. (2021). A educação integral em estados brasileiros: uma análise de discursos e redes constituídas. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121226