Políticas de formação de professores e contextos emergentes: em discussão os cursos de Matemática licenciatura da UFSM

Autores/as

  • Marina Lara Silva dos Santos Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilene Gabriel Dalla Corte Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria
  • Joacir Marques da Costa Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Políticas Públicas, Formação de Professores, Contextos Emergentes, Matemática Licenciatura.

Resumen

 

 

Nesta produção, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Gestar/CNPq/UFSM, objetiva-se refletir acerca das políticas de formação de professores em suas conexões com os processos de reestruturação curricular dos cursos de Matemática Licenciatura da UFSM, em contextos emergentes na Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com base em revisão bibliográfica e análise documental, em que os resultados apontam para a influência das políticas de formação de professores no desenho e organização curricular dos Cursos de Matemática Licenciatura da UFSM, em articulação com as emergências socioeducacionais no contexto da Educação Superior. Identificou-se, nessa direção, como contextos emergentes nos Cursos de Matemática Licenciatura da UFSM: espaços para construção de saberes que potencializem o exercício do magistério de forma crítica, autônoma e flexível, para além dos conhecimentos técnicos da área, na perspectiva de proporcionar uma formação inicial que inverta a lógica do ensinar a matemática para ensinar com a matemática. Tais contextos, precisam ser considerados com a devida importância, justamente, para que não sejam negligenciados ou se constituam nos processos de reestruturação curricular dos cursos de graduação de maneira aligeirada e descontextualizada das demandas sociais e educacionais da Educação Básica - lócus de atuação profissional dos egressos.

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Biografía del autor/a

Marina Lara Silva dos Santos Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da rede Municipal de Ensino de Santa Maria/ Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Marilene Gabriel Dalla Corte Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

Professora no Programa de Pós-graduação em Políticas públicas e Gestão educacional e no Programa de Pós-graduação em Educação. Diretora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor no Programa de Pós-graduação em Políticas públicas e Gestão educacional e no Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria 

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Silva dos Santos Teixeira, M. L., Dalla Corte, M. G. D. C. G., & Marques da Costa, J. (2021). Políticas de formação de professores e contextos emergentes: em discussão os cursos de Matemática licenciatura da UFSM. Políticas Educativas – PolEd, 15(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/120260