Educação contra a barbárie em tempos distópicos: biopolítica, resiliência e não-violência

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria
  • Neiva Viera Trevisan Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

formação de professores, catástrofes, biopolítica, resiliência.

Resumo

A presente comunicação busca suscitar a reflexão e a abertura do diálogo sobre o modelo atual de formação de professores caracterizado pelo saber-fazer, com o objetivo de contribuir para que essa formação consiga escapar do viés limitante da modernidade, puramente objetivo e baseado no desenvolvimento de competências profissionais e da produtividade. Buscamos, aqui, a inclusão de questões subjetivas na formação docente, obtidas da memória de experiências de professores que testemunharam situações limites e geradoras de extremo sofrimento, que propicie a elaboração das situações traumáticas, uma vez que vivemos uma época em que, o que deveria ser raro, invade cada vez mais o espaço do cotidiano. Podemos contribuir, dessa maneira, para a criação de um modelo de forma­ção sensível à prevenção de catástrofes coletivas, bem como à elaboração do trauma, tendo como parâmetro de compreensão a biopolítica, a resiliência e a cultura da não-violência.

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Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS/Brasil e pesquisador PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil, Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III, de Madri-Espanha.

Neiva Viera Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora dos cursos de Pedagogia e Ciências da Religião (EaD) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS/Brasil, Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Madri (UAM/Espanha)

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Trevisan, A. L., & Trevisan, N. V. (2021). Educação contra a barbárie em tempos distópicos: biopolítica, resiliência e não-violência. Políticas Educativas – PolEd, 15(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/120078