Desafios em pesquisas sobre o acesso à Educação Infantil: um estudo de caso no Rio Grande do Sul
Palabras clave:
políticas educativas, educação infantil, pré-escola, Plano Nacional de Educação, Rio Grande do SulResumen
O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa quali-quantitativa que analisa políticas para a educação infantil no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Neste recorte, o objetivo foi evidenciar algumas dificuldades metodológicas para a realização de estudos de monitoramento longitudinal do acesso educacional, em função de discrepâncias e inconstâncias identificadas nos dados disponíveis. A metodologia contemplou coleta de dados demográficos, educacionais e culturais em diferentes fontes documentais e sítios institucionais, referentes ao período entre 2006 e 2016, para um grupo de dezoito municípios deste estado, que teriam alcançado, com antecipação e de maneira articulada, duas metas do Plano Nacional de Educação vigente, por terem universalizado a matrícula escolar na pré-escola em tempo integral. A literatura de apoio às análises contempla o campo das políticas educacionais, em diálogo com a área da educação infantil. Do ponto de vista do perfil econômico, geográfico e de pertença cultural, foram identificados aspectos comuns que podem caracterizar o grupo de municípios, sendo relevantes para a compreensão do desempenho por eles apresentado. Os resultados indicam que, conforme as fontes utilizadas, os dados sobre população e matrícula escolar das crianças de até seis anos variam significativamente, repercutindo sobre a avaliação de políticas de acesso e de qualidade.Descargas
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Publicado
2020-12-04
Cómo citar
Rodrigues Flores, M. L., Brusius, A., Bonneau, C. S., & Seixas, J. C. (2020). Desafios em pesquisas sobre o acesso à Educação Infantil: um estudo de caso no Rio Grande do Sul. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109580
Número
Sección
Artículos