Desafios em pesquisas sobre o acesso à Educação Infantil: um estudo de caso no Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Maria Luiza Rodrigues Flores Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de Entre Ríos
  • Ariete Brusius Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RS)
  • Cátia Soares Bonneau Rede Municipal de Educação de Canoas (RS)
  • José Carlos Seixas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palabras clave:

políticas educativas, educação infantil, pré-escola, Plano Nacional de Educação, Rio Grande do Sul

Resumen

O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa quali-quantitativa que analisa políticas para a educação infantil no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Neste recorte, o objetivo foi evidenciar algumas dificuldades metodológicas para a realização de estudos de monitoramento longitudinal do acesso educacional, em função de discrepâncias e inconstâncias identificadas nos dados disponíveis. A metodologia contemplou coleta de dados demográficos, educacionais e culturais em diferentes fontes documentais e sítios institucionais, referentes ao período entre 2006 e 2016, para um grupo de dezoito municípios deste estado, que teriam alcançado, com antecipação e de maneira articulada, duas metas do Plano Nacional de Educação vigente, por terem universalizado a matrícula escolar na pré-escola em tempo integral. A literatura de apoio às análises contempla o campo das políticas educacionais, em diálogo com a área da educação infantil. Do ponto de vista do perfil econômico, geográfico e de pertença cultural, foram identificados aspectos comuns que podem caracterizar o grupo de municípios, sendo relevantes para a compreensão do desempenho por eles apresentado. Os resultados indicam que, conforme as fontes utilizadas, os dados sobre população e matrícula escolar das crianças de até seis anos variam significativamente, repercutindo sobre a avaliação de políticas de acesso e de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Luiza Rodrigues Flores, Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Nacional de Entre Ríos

Mestre (2000) e Doutora em Educação (2007) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil, onde é professora Assistente da Área de Política e Gestão da Educação e integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (Faced/UFRGS) e coordena o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda da mesma Faculdade. Ativista do Fórum Gaúcho de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).

Ariete Brusius, Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciada em Língua Portuguesa (UNISINOS), Professora da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira - Carlão, de Novo Hamburgo/RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (Faced\UFRGS), do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), do Colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) e do Fórum Permanente de Educação Infantil de Novo Hamburgo (FORPEI/NH).

Cátia Soares Bonneau, Rede Municipal de Educação de Canoas (RS)

Pedagoga (UFRGS, 2007), Especialista em Educação Especial e Processos Inclusivos (UFRGS, 2012) e Mestre em Educação pela Universidade LaSalle (2016). Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Canoas/RS; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (Faced\UFRGS).

José Carlos Seixas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Biologia (ULBRA, 2006), Especialista em Ensino de Ciências: Educar pela Pesquisa (IFSul-Camaquã, 2016). Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Camaquã/RS. Atualmente, é graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS e bolsista de Iniciação Científica Voluntário vinculado à Pesquisa “Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul” (Faced/UFRGS).

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Rodrigues Flores, M. L., Brusius, A., Bonneau, C. S., & Seixas, J. C. (2020). Desafios em pesquisas sobre o acesso à Educação Infantil: um estudo de caso no Rio Grande do Sul. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109580