O estado da arte sobre o direito à educação (1988 a 2018): educação integral
Palabras clave:
direito à educação, educação integral, escola de tempo integralResumen
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu o direito à educação como condição de cidadania, sendo obrigação do Estado a elaboração de políticas públicas para a sua materialização. Buscando compreender qual a reverberação do direito à educação na produção científica na área da educação, este artigo teve por objetivo analisar as teses e dissertações que constam no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES, com recorte temático à educação integral. Esta pesquisa assenta-se na perspectiva do Estado da Arte da produção cientifica no período de 1988 a 2018, compreendendo o universo de análise dezoito teses e dissertações. Como resultados verificamos um movimento contraditório na reverberação do direito à educação nas políticas de educação integral, considerando, por um lado, a valorização dos programas ao introduzirem mudanças na rotina escolar, por outro, aspectos que impediram a criação de uma educação integral em tempo integral na perspectiva do direito à educação.Descargas
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Publicado
2020-12-04
Cómo citar
Ganzeli, P., & Gonçalves de Oliveira, Ângela M. (2020). O estado da arte sobre o direito à educação (1988 a 2018): educação integral. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109577
Número
Sección
Artículos