A influência de atores privados na educação paulista: a primeira geração da privatização

Autores/as

  • Theresa Adrião Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
  • Teise Garcia Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Nadia Drabach Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palabras clave:

privatização, empresários, filantropia, São Paulo, educação

Resumen

O artigo analisa a influência de empresários na educação pública do Estado de São Paulo (SP) na primeira gestão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no âmbito do Programa Estadual de Participação da Iniciativa Privada na Prestação de Serviços Públicos e na Execução de Obras de Infraestrutura e dando início à primeira geração de privatização da educação estadual. O estudo se pauta em pesquisa documental e indicou a presença de dezesseis grupos/empresas atuando isoladamente sobre a gestão, a oferta e o currículo de escolas específicas com abrangência, portanto, limitada. Não se localizou formas sistêmicas de ação que indicassem graus de articulação entre os atores. O estudo indicou ainda que as iniciativas potencializaram a articulação de parte dessas empresas para influírem no período seguinte sobre a definição das políticas educacionais de SP.

O artigo resulta de pesquisa financiada pela FAPESP (processo 2018/9983-0) “Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)” coordenada por Marcia Jacomini e Sergio Stocco e desenvolvida por pesquisadoras vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- Greppe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-09-14

Cómo citar

Adrião, T., Garcia, T., & Drabach, N. (2020). A influência de atores privados na educação paulista: a primeira geração da privatização. Políticas Educativas – PolEd, 13(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/107517