Avaliação da qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana
Palabras clave:
qualidade social, escola pública, avaliação institucional participativa, formação humanaResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso para a construção de dimensões da qualidade social da escola pública referenciada em princípios da formação humana, com vistas a processos avaliativos participativos. Por meio de pesquisa de abordagem qualitativo-colaborativa, pesquisadores de universidades e profissionais de uma rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo, formularam/selecionaram onze dimensões de qualidade social que consideram essenciais para a construção da formação humana. Tais dimensões foram traduzidas em verbetes que favorecessem os entendimentos para orientar o trabalho das escolas e foram descritas sob a forma de ações passíveis de serem desenvolvidas nessas instituições de ensino, sem a pretensão de seu esgotamento. Os resultados desse exercício de sistematização buscam subsidiar os processos avaliativos nas escolas, vislumbrando a força indutora da avaliação como meio de balizar as dimensões de qualidade social desejadas para efetivação da formação humana almejada.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-09-08
Cómo citar
Bertagna, R. H., Lemes De Sordi, M. R., Costa Almeida, L., & de Souza Bittencourt Lara, R. (2020). Avaliação da qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana. Políticas Educativas – PolEd, 13(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/107364
Número
Sección
Artículos