Avaliação da qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana

Autores/as

  • Regiane Helena Bertagna
  • Mara Regina Lemes De Sordi
  • Luana Costa Almeida
  • Rosangela de Souza Bittencourt Lara

Palabras clave:

qualidade social, escola pública, avaliação institucional participativa, formação humana

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso para a construção de dimensões da qualidade social da escola pública referenciada em princípios da formação humana, com vistas a processos avaliativos participativos. Por meio de pesquisa de abordagem qualitativo-colaborativa, pesquisadores de universidades e profissionais de uma rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo, formularam/selecionaram onze dimensões de qualidade social que consideram essenciais para a construção da formação humana. Tais dimensões foram traduzidas em verbetes que favorecessem os entendimentos para orientar o trabalho das escolas e foram descritas sob a forma de ações passíveis de serem desenvolvidas nessas instituições de ensino, sem a pretensão de seu esgotamento. Os resultados desse exercício de sistematização buscam subsidiar os processos avaliativos nas escolas, vislumbrando a força indutora da avaliação como meio de balizar as dimensões de qualidade social desejadas para efetivação da formação humana almejada.

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Publicado

2020-09-08

Cómo citar

Bertagna, R. H., Lemes De Sordi, M. R., Costa Almeida, L., & de Souza Bittencourt Lara, R. (2020). Avaliação da qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana. Políticas Educativas – PolEd, 13(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/107364