Possibilidades de uso direto de altitude elipsoidal em obras de engenharia

Autores

  • Daniel C. SILVA Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Claudia V. A. SILVA Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78275

Palavras-chave:

altitude ortométrica, altitude geométrica, ondulação geoidal.

Resumo

As alturas e diferenças de altura nas obras de engenharia são determinadas normalmente por nivelamento topográfico geométrico, que fornece as altitudes ortométricas, mas também está sendo usado o nivelamento com receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) que fornece altitudes elipsoidais. As primeiras são medidas em relação ao geoide, mas também podem ser obtidas a partir das altitudes elipsoidais, desde que seja conhecida a ondulação geoidal no local. Como essa transformação contém erros inerentes aos nivelamentos e métodos de obtenção da ondulação geoidal, essa metodologia não tem fácil aplicação na prática diária das engenharias. Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de uso da altitude elipsoidal em obras de engenharia de modo direto, sem a sua transformação para a altitude ortométrica. Para isto foram executados inicialmente nivelamentos geométricos e GNSS em uma área com 2,13 km2 , de modo a gerar um mapa de ondulação geoidal local de acordo com a metodologia usual de transformação. Neste processo foi possível identificar vários erros grosseiros de diversas origens no nivelamento GNSS; comparar as precisões das altitudes pelos dois métodos e analisar a influência dos erros na geração do geoide e na grandeza dos gradientes de suas ondulações.Na verificação do uso direto do nivelamento GNSS em obras de declividade muito baixa que exigem grande precisão de nivelamento geométrico,é proposta uma análise conjunta dos valores dos gradientes e dos sentidos das declividades da obra e da ondulação geoidal. Finalmente, são sugeridos procedimentos a serem seguidos sobre o uso direto de altitudes elipsoidais, de acordo com as especificações de nivelamentos de baixa, média e alta precisão em obras de engenharia civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

SILVA, D. C., & SILVA, C. V. A. (2017). Possibilidades de uso direto de altitude elipsoidal em obras de engenharia. Pesquisas Em Geociências, 44(2), 275–292. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78275