Novo registro de floresta petrificada em Altos, Piauí: relevância e estratégias para geoconservação

Autores

  • Domingas M. CONCEIÇÃO Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Juan C. CISNEROS Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí.
  • Roberto IANNUZZI Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78242

Palavras-chave:

Floresta fóssil, Gimnospermas, Formação Pedra de Fogo, Bacia do Parnaíba, Permiano Inferior, Patrimônio fóssil.

Resumo

Apresenta-se aqui uma nova ocorrência de plantas fósseis na Formação Pedra de Fogo, Permiano inicial da Bacia Sedimentar do Parnaíba, NE do Brasil. A ocorrência, aqui denominada Sítio Paleobotânico São Benedito, situa-se no Município de Altos, Estado do Piauí, e caracteriza-se por apresentar uma significativa quantidade de troncos gimnospérmicos de grande porte, medindo até 1,80 m de diâmetro, sendo que alguns se encontram possivelmente em posição de vida. Foram catalogados mais de 70 troncos fósseis, configurando-se, provavelmente, na maior concentração de troncos permineralizados registrada para o estado, superando a “Floresta Fóssil do Rio Poti”, em Teresina. Por último, são apresentadas propostas de geoconservação para o sítio, tendo em vista que tal ocorrência se encontra atualmente sem bases legais para sua proteção. Este novo registro demonstra o grande potencial que existe para o desenvolvimento de estudos paleobotânicos nessa bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

CONCEIÇÃO, D. M., CISNEROS, J. C., & IANNUZZI, R. (2016). Novo registro de floresta petrificada em Altos, Piauí: relevância e estratégias para geoconservação. Pesquisas Em Geociências, 43(3), 311–324. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78242