Expansão urbana sobre compartimentos de relevo suscetíveis à inundação: Zona Sul do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Autores

  • Nina S. V. MOURA Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Emilio F. MORAN Center for Global Change and Earth Observations and Department of Geography, Michigan State University.
  • Tielle S. DIAS Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Fabiana F. BORGES Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78237

Palavras-chave:

inundação urbana, ambiente urbano, Arroio do Salso, Porto Alegre.

Resumo

A zona sul do município de Porto Alegre (RS) é uma área de expansão urbana relativamente recente. Esse crescimento provoca alterações na dinâmica ambiental que, ocorrendo de maneira não planejada, pode acarretar em situações de perigo para seus ocupantes. Diante isso, esse artigo visou à elaboração de alguns indicadores ambientais para um adequado ordenamento ambiental da bacia hidrográfica do Arroio do Salso, zona sul de Porto Alegre. Esse artigo tem o intuito de apresentar os resultados obtidos a partir dos seguintes objetivos: (1) caracterizar as áreas suscetíveis à inundação na bacia hidrográfica; (2) analisar a dinâmica pluviométrica no município; e, (3) analisar a cobertura vegetal, o uso da terra e as condições socioeconômicas e de infraestrutura da população residente na bacia hidrográfica do Arroio do Salso. Para tanto, foi elaborado um mapa de suscetibilidade à inundação e analisadas as formas de ocupação e as características socioeconômica e de infraestrutura da população na referida bacia. Além disso, foram levantados dados pluviométricos anuais, mensais e diários e coletadas amostrais de sedimentos superficiais, para análise granulométrica nos diferentes setores suscetíveis à inundação. A partir das análises realizadas, pode-se concluir que são bastante comuns os eventos capazes de gerar inundações e/ou alagamentos na bacia hidrográfica do Arroio do Salso e em vários pontos do município de Porto Alegre. Os efeitos da concentração e da densidade urbana, a desigualdade nas condições de infraestrutura dos moradores do espaço urbano e as irregularidades urbanísticas aumentam a suscetibilidade aos processos de inundação em áreas com potencial natural ao referido processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

MOURA, N. S. V., MORAN, E. F., DIAS, T. S., & BORGES, F. F. (2016). Expansão urbana sobre compartimentos de relevo suscetíveis à inundação: Zona Sul do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pesquisas Em Geociências, 43(3), 299–310. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78237