Análise petrográfica e proveniência dos metassedimentos do Complexo Pontas do Salso, Terreno São Gabriel, Cinturão Dom Feliciano, RS

Autores

  • Luiz A. VEDANA Programa Pós-Graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Ruy P. PHILIPP Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78219

Palavras-chave:

petrografia, proveniência mineralógica, geotectônica.

Resumo

O Complexo Pontas do Salso ocorre no extremo sudeste do Terreno São Gabriel, porção oeste do Cinturão Dom Feliciano, centro-oeste do Rio Grande do Sul. Para avaliar as relações estratigráficas e caracterizar as unidades do complexo foi realizado mapeamento geológico e estrutural detalhado, com análise petrográfica, avaliação das relações entre metamorfismo e deformação e contagem modal dos minerais constituintes para definição da proveniência dos metassedimentos. O Complexo Pontas do Salso é composto por meta-arcóseos, com ocorrência restrita de metaconglomerados e metapelitos. Os meta-arcóseos apresentam textura blastopsamítica fina a grossa, com porfiroclastos de quartzo hexagonal. Os metaconglomerados polimíticos são matriz suportados e mostram entre 15 e 55% de clastos. Os metapelitos são formados essencialmente por muscovita filitos. As amostras analisadas foram classificadas como arcóseos e arcóseos líticos, com a maioria se posicionando no campo de Arco Dissecado. As associações minerais encontradas nos metapelitos (clorita, biotita-cloritóide e granada) e nos meta-arenitos (actinolita e hornblenda) indicam que as condições metamórficas variam da fácies xistos verdes inferior a anfibolito inferior. As rochas metassedimentares ainda foram submetidas a um metamorfismo termal, entretanto, preservaram parte das características de sua origem sedimentar e da contribuição vulcanogênica e granítica. A presença de clastos de tonalitos e granodioritos correlatos aos da Suíte Lagoa da Meia Lua sugere que a deposição do complexo é posterior à colocação desta suíte, cujas idades U-Pb SHRIMP em zircão estão entre 690 e 680 Ma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

VEDANA, L. A., & PHILIPP, R. P. (2016). Análise petrográfica e proveniência dos metassedimentos do Complexo Pontas do Salso, Terreno São Gabriel, Cinturão Dom Feliciano, RS. Pesquisas Em Geociências, 43(3), 229–248. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78219