Intensidade da atividade tectônica na porção emersa da Bacia Paraíba e embasamento cristalino adjacente, Nordeste do Brasil

Autores

  • Clódis O. ANDRADES FILHO Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Dilce F. ROSSETTI Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo; Divisão de Sensoriamento Remoto, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78114

Palavras-chave:

índices geomorfométricos, Neógeno, Quaternário, SRTM.

Resumo

Estudos realizados em diferentes contextos geomorfológicos da Terra têm demonstrado a eficácia da aplicação de dados geomorfométricos extraídos a partir de modelos digitais de elevação para a identificação de feições do terreno sugestivas de deformação tectônica. Este estudo aplica índices geomorfométricos na avaliação da intensidade tectônica de depósitos sedimentares da porção emersa da Bacia Paraíba e do embasamento cristalino adjacente, nordeste do Brasil. A partir da base digital da rede de drenagem e do modelo digital de elevação da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) foram empregados os índices: relação declividade-extensão (RDE), fator assimétrico (Af), integral hipsométrica (Hi) e sinuosidade de frente de montanha (Smf). Os resultados possibilitaram distinguir e espacializar classes de intensidade de deformação tectônica por meio do índice de atividade tectônica relativa (Iat). Os dados revelaram tectonismo mais intenso em unidades sedimentares neógenas e quaternárias localizadas na porção nordeste da área estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-27

Como Citar

ANDRADES FILHO, C. O., & ROSSETTI, D. F. (2015). Intensidade da atividade tectônica na porção emersa da Bacia Paraíba e embasamento cristalino adjacente, Nordeste do Brasil. Pesquisas Em Geociências, 42(2), 113–130. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78114