Geologia do Complexo Máfico-Ultramáfico Mata Grande, São Sepé, RS

Autores

  • Matheus S. SIMÕES Curso de Pós-graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Ruy P. PHILIPP Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Milton L. L. FORMOSO Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Eduardo CAMOZZATO CPRM - Serviço Geológico do Brasil, SUREG-PA.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78077

Palavras-chave:

Cinturão Dom Feliciano, Terreno São Gabriel, Complexo Mata Grande, Magmatismo Máfico.

Resumo

O Complexo Máfico-Ultramáfico Mata Grande, localizado no município de São Sepé, porção NW do Escudo Sul-rio-grandense, é uma intrusão acamadada com cerca de 5 km2 que mantém contatos por meio de falhas normais com gnaisses do Complexo Cambaí ao SW, com os xistos magnesianos e serpentinitos do Complexo Arroio Lajeadinho a SE e com as rochas sedimentares da Bacia do Paraná a N. Neste trabalho foram descritas três unidades de rochas cumuláticas: Unidade Máfica (UM), Unidade Ultramá- fica (UUM) e Unidade Transicional (UT). A principal estrutura primária identificada nessas unidades é um acamamento composicional/textural milimétrico a centimétrico e uma intercalação de camadas em escalas de afloramento e regional. As rochas da UM cristalizaram a partir da acumulação de cristais de plagioclásio e, em menor proporção, de olivina, além de fases minerais intercúmulus, que representam de 24 % a 41 % de líquido intersticial aprisionado nesta acumulação. Na UT, a acumulação de plagioclásio e olivina ocorreu em proporções muito próximas, com uma menor proporção do líquido aprisionado (cerca de 15 %). As amostras da UUM evidenciam uma acumulação principal de olivina com plagioclásio intercúmulus mais uma proporção do líquido intersticial (20 %). Todas as unidades do Complexo Mata Grande são afetadas pelo metamorfismo de contato causado pelo Granito São Sepé, sob condições de temperatura equivalentes às das fácies albita-epidoto hornfels e hornblenda hornfels. Feições de deformação subsolidus indicam um processo de compactação durante a fase final de cristalização e resfriamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

SIMÕES, M. S., PHILIPP, R. P., FORMOSO, M. L. L., & CAMOZZATO, E. (2014). Geologia do Complexo Máfico-Ultramáfico Mata Grande, São Sepé, RS. Pesquisas Em Geociências, 41(2), 105–120. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78077