Sedimentação da Lagoa Itapeva, RS, Brasil

Autores

  • Michel D. IVANOFF Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Elírio E. TOLDO Jr. Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Rubens C. L. FIGUEIRA Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78028

Palavras-chave:

sedimentação lacustre, hidrodinâmica lacustre, Lagoa Itapeva.

Resumo

Os fatores hidrodinâmicos que controlam a sedimentação na Lagoa Itapeva foram avaliados através do mapa de distribuição granulométrica gerado a partir do diagrama de Pejrup e da análise da ação hidrodinâmica induzida pelas ondas no corpo lacustre. Os padrões texturais das amostras de fundo indicaram a presença de significativa energia hidrodinâmica atuante no processo de sedimentação, com predomínio da fração arenosa nas margens submersas e granodecrescência para tamanhos silte grosso a fino em direção ao centro. O teor de matéria orgânica também apresenta este padrão, com aumento gradativo na área central do corpo lacustre e nas proximidades das desembocaduras dos rios Três Forquilhas e Cardoso. Os principais processos que condicionam a sedimentação na lagoa são controlados pelo aporte de sedimentos fluviais, redistribuídos pela ação das ondas e correntes induzidas pela ação dos ventos. A concentração de grãos tamanho argila é pouco significativa, devido à baixa inserção pelos rios, além da agitação gerada por ondas sobre o piso lacustre, que dificulta a deposição desta classe granulométrica. A presença de sedimentos finos nos locais mais profundos e nas áreas mais abrigadas indica a influência de correntes menos efetivas, permitindo a deposição nestes locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-27

Como Citar

IVANOFF, M. D., TOLDO Jr., E. E., & FIGUEIRA, R. C. L. (2014). Sedimentação da Lagoa Itapeva, RS, Brasil. Pesquisas Em Geociências, 41(1), 03–13. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78028