Vale Três Forquilhas no Sul do Brasil - evidência do soerguimento do planalto vulcânico

Autores

  • Paul E. POTTER Geology Department, University of Cincinnati.
  • Roberto VERDUM Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Michael HOLZ Instituto de Geociências, Universidade Federal de Bahia.
  • Débora P. MARTINS Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Nelson LISBOA Departamento de Geodésia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.77828

Palavras-chave:

Vale Três Forquilhas, planalto vulcânico, Bacia do Paraná, Bacia de Pelotas, Sinclinal de Torres, movimentos de massa, sistema de drenagem.

Resumo

Os padrões de drenagem e a encosta foram estudados no vale do rio Três Forquilhas que é situado próximo da localidade de Terra de Areia, entre o mar e a borda nordeste do planalto vulcânico, no Rio Grande do Sul. Esta área foi estudada para explicar por que a escarpa do planalto vulcânico é mais próxima ao mar nesta sua por- ção nordeste e estabelecer a história erosional desta porção da escarpa. Aqui dois rios relativamente curtos, os rios Três Forquilhas e Maquiné, seguem a Sinclinal de Torres em direção ao Atlântico. Esses rios, provavelmente, iniciaram a erodir significativamente a sinclinal e a borda do planalto a partir do Mioceno Médio a Superior, em resposta à tectônica Andina de soerguimento tectônico de colisão ao longo da maior parte da América do Sul. A erosão subsequente, provavelmente, ocorreu em pulsos e não em uma fase uniforme em ambos os divisores de águas, muito como as chuvas torrenciais atualmente, que a cada dois ou três anos “impulsionaram” a erosão local da escarpa. O estudo da sequência estratigráfica no Terciário quando da sedimentação da Bacia de Pelotas adjacente à área de estudo, nos ajudou a estabelecer esta história erosiva local (sete discordâncias entre as sucessões de depósitos, variações de espessura entre estas discordâncias e a grande escala de espessuras). O estudo de uma seção transversal do continente em direção ao litoral identificou dois paleovales em rochas do Mesozoico abaixo do nível de base dos atuais rios Três Forquilhas e Maquiné. Há um controle estrutural forte da drenagem em todas as escalas. Essas considerações sobre os processos que se desenvolvem sobre a vertente contribuem, significativamente, para a compreensão sobre a evolução da drenagem e a origem da escarpa do planalto vulcânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

POTTER, P. E., VERDUM, R., HOLZ, M., MARTINS, D. P., & LISBOA, N. (2013). Vale Três Forquilhas no Sul do Brasil - evidência do soerguimento do planalto vulcânico. Pesquisas Em Geociências, 40(3), 189–208. https://doi.org/10.22456/1807-9806.77828