Metodologias para estudos integrados de recursos naturais: uma discussão a partir do zoneamento ecológico-econômico

Autores

  • Vitor V. VASCONCELOS Universidade Federal de Ouro Preto
  • Renato M. HADAD Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Paulo P. MARTINS JUNIOR Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.40829

Palavras-chave:

zoneamento ecológico-econômico, planejamento territorial, recursos naturais, meio ambiente, estudos interdisciplinares

Resumo

Este artigo adentra-se no debate sobre as evoluções metodológicas dos zoneamentos integrados constantes nos instrumentos de planejamento ambiental e de ordenamento territorial do Brasil. Em especial, enfoca o debate promovido em torno da metodologia do Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE - brasileiro, instrumento basilar de planejamento territorial do país. Ao longo de seu processo histórico de desenvolvimento, o ZEE tornou-se um zoneamento amplo, que incorpora diversas temáticas ambientais e sócio-econômicas. Contudo, ainda existem diversos pontos nevrálgicos em constante discussão, bem como vários desafios a serem vencidos. O artigo pretende cobrir várias facetas desse debate, além de sugerir novas metodologias provenientes de outras áreas de estudo, e que podem contribuir para que os estudos integrados de meio ambiente tornem-se cada vez mais eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor V. VASCONCELOS, Universidade Federal de Ouro Preto

Consultor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É doutorando em Geologia na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, Computação e Epistemologia atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, epistemologia, recursos hídricos, desenvolvimento rural sustentável. Possui formação como Mestre em Geografia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática.

Renato M. HADAD, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é pesquisador pleno da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais e professor adjunto iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de imagens, geocartografia, geoprocessamento, geomorfologia carstisca e meio ambiente.

Paulo P. MARTINS JUNIOR, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e é doutorado em Géologie Dynamique - Universite de Paris VI Pierre et Marie Curie, Laboratoire de Géologie Dynamique em 1977. Atualmente é professor, pesquisador e orientador na Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisador pleno da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais CETEC. Tem larga experiência em Geociências com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de gestão ambiental de bacia hidrográfica, ecologia-economia, geomatemática, desenvolvimento de sistema de informação e de gestão e cartografia interdisciplinar. Desenvolve um ramo proposto como "Geociências Agrárias e Ambientais" desde 1998. Pesquisa e escreve sobre Epistemologia Aplicada. É professor da pós-graduação em "Evolução crustal e Recursos Naturais" área de concentração "Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais". É ainda formado como terapeuta psico-corporal em "Core Energetics" sistema terapêutico de linha reichiana, derivada da Psicanálise e Análise do carácter e da Bio-energética. Formou-se então sob coordenação do Dr. John Pierrakos e equipe. É também credenciado em Cinesiologia Aplicada e Cinesiologia Educacional.

Downloads

Publicado

2013-05-01

Como Citar

VASCONCELOS, V. V., HADAD, R. M., & MARTINS JUNIOR, P. P. (2013). Metodologias para estudos integrados de recursos naturais: uma discussão a partir do zoneamento ecológico-econômico. Pesquisas Em Geociências, 40(1), 21–30. https://doi.org/10.22456/1807-9806.40829